Lar Economia Governo autoriza empresas públicas a aumentar massa salarial até 4,7% em 2025
Economia

Governo autoriza empresas públicas a aumentar massa salarial até 4,7% em 2025



O aumento da massa salarial global até 4,7% “tem em conta todos os efeitos e componentes remuneratórias, incluindo, designadamente, as atualizações salariais, progressões e promoções”, lê-se no diploma com as orientações sobre a política salarial a adotar no setor empresarial do Estado (SEE) publicado em Diário da República.


O despacho assinado pelo secretário de Estado do Tesouro e das Finanças, João da Silva Lopes, determina que o aumento salarial por trabalhador deve ter por referência uma atualização de 56,58 euros para quem tem uma remuneração base bruta até 2.631,62 euros e uma atualização de 2,15% para remunerações base brutas acima daquele valor.


Para o aumento da massa salarial global previsto não contam efeitos resultantes do aumento líquido do número de trabalhadores da empresa que, refere o diploma, “carecem de autorização, caso a caso, em sede de Planos de Atividades e Orçamento”.


O despacho relativo ao SEE refere ser igualmente aplicável aos trabalhadores das empresas do setor público (que não sejam abrangidos por instrumento de regulamentação coletiva de trabalho em vigor) o modelo de atualização das ajudas de custo preconizado para a função pública, com as necessárias adaptações.


A orientação de atualização das remunerações no SEE segue o acordado entre o Governo e os sindicatos relativamente à função pública e que foram vertidas no Acordo Tripartido Sobre Valorização Salarial e Crescimento Económico 2025-2028.



Leia Mais

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Economia

Número de desempregados nos centros de emprego sobe 4,3% em janeiro para 349.338

De acordo com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP),...

Economia

Certificados de aforro batem recorde em janeiro e ultrapassam 35.000 ME

Em termos líquidos, o `stock` de dívida em janeiro deste ano...

Economia

BCE regista perdas de 7.900 ME em 2024, maior prejuízo de sempre

O BCE disse hoje que as perdas serão compensadas por lucros...

Economia

FMI quer alargar cooperação com Moçambique para estabilização económica

“Um novo Governo assumiu o poder e nós estamos aqui para...